quinta-feira, 11 de março de 2010

Tempo curto, longo prazo



Mais uma do blog antigo, postado originalmente no dia 26/08/2007.
Espero que gostem:


Com certeza você já leu esse pensamento do Fernando Sabino (abaixo) e, em algum momento da sua vida, identificou-se com o danado:


"O valor das coisas não está no tempo que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

Eu mesmo, ainda este ano, no dia das mães, resolvi ir pra Pinda passar o dia com a minha “véinha” (rs). Cheguei na rodoviária do Tietê e o ônibus pra Pinda tinha acabado de sair. O próximo só seria dali a 1 hora e meia. Decidi pegar um pra Taubaté mesmo, por ter mais opções de horário. Eis que senta ao meu lado uma mocinha super simpática (e LINDA também!rsrs). Antes mesmo de o ônibus sair, começamos a conversar. O papo ficou tão bom e eu percebi estar tendo a oportunidade de conhecer uma pessoa tão interessante que, mesmo com aquela ansiedade toda de chegar em casa, eu nem reclamaria se pegasse um “congestionamentozinho” no meio do caminho... rs. Acabou acontecendo de a “longa” viagem de 1,5 hora passar como se fosse em 5 minutos! Até hoje mantenho contato com essa moça...!!! (Muita sorte a minha!!rsrs...)

Ou então outro dia, quando já passava das 23h e eu ainda esperava um ônibus pra voltar pra casa, assim que saí da casa de uma aluna depois de uma aula. Encontrei um senhor que já tinha lá os seus setenta e tantos anos parado ali no ponto e começamos a nos falar. No desenrolar da conversa, ele contou que trabalhou como cozinheiro em um navio e que viajou praticamente o mundo todo! Que sabia falar inglês, espanhol, francês e um pouco de alemão também. Até me meti à besta e puxei papo com ele em inglês, só pra ver se não era lorota dele. E não é que ele conversou direitinho comigo? Também arranhei um pouco de espanhol, aí sim que ele me deixou no chão! A partir desse momento eu nem me arrisquei a tentar os outros idiomas... (e nem tentaria, se soubesse!!! hehehe...).


Ele disse ter se aposentado e até queria continuar trabalhando, mas infelizmente estava com câncer.....


Também me contou um pouco dos tratamentos que tinha começado a fazer e eu fiquei sem palavras com relação a isso. Então comecei a levar o assunto pra outro lado, perguntando sobre as histórias que ele tinha vivido nas viagens de navio. Ele me contou bastante coisa legal, super empolgado! E a viagem toda, embora tenha durado uns 40 minutos, foi muito produtiva no final! Quando fui cumprimentá-lo pra descer ele disse bem assim:

“Meu rapaz... muito obrigado por ser tão educado conversando comigo e me fazer lembrar desses casos da minha vida. Sei que passei por muita coisa boa e percebi que tenho bastante história pra contar”.

Eu respondi:

“Imagina! Eu é que agradeço por me contar essas histórias! O Sr. é uma lição de vida! Parabéns!”

Ele abriu um sorrisão e eu retribuí da mesma forma. Apertamos as mãos e eu desci.
E a vida é assim! Passamos por momentos curtos, que têm muito valor!
Se você nunca vivenciou um lance assim, recomendo! Claro que dá pra FAZER ACONTECER, sem precisar esperar que o destino (?) lhe entregue isso de mãos beijadas. De repente, um passeio às 23h em uma terça-feira comum, em que você tem que trabalhar no dia seguinte ou qualquer coisa do gênero... Sei lá!!!
Momentos assim não só são sempre marcantes, como trazem EXCELENTES conseqüências. Pelo menos é assim que eu os enxergo...

Abraços a todos!

Nenhum comentário: