sexta-feira, 5 de junho de 2009

Solidão voluntária



Bom dia amigos,

Em tempos onde a comunicação interpessoal tornou-se acessível e de extrema facilidade para inúmeras pessoas, torna-se inevitável uma pergunta: Como ficar sozinho?

Hoje em dia é muito comum a convergência entre pessoas. Com o surgimento de ferramentas de comunicação cada vez mais ágeis e simples como as páginas de relacionamento, comunicadores instantâneos, muitas barreiras que dificultavam a comunicação foram caindo por terra.

A internet foi a principal responsável por transformar as barreiras geográficas em passado, pois através dessa excepcional ferramenta pessoas de cidades, locais e países diferentes, com muitos e muitos quilômetros de distância tem a possibilidade de se relacionar, conhecer novas culturas, costumes e tribos* (Entenda-se tribos como grupo de pessoas com interesses em comum pré-definidos).

Há alguns anos atrás essa dificuldade era de extrema importância, tendo em vista que os valores para a locomoção, via transportes terrestres ou aéreos são extremamente caros, e a telefonia colabora e muito com esse problema, devido a seus custos exorbitantes de tarifas.

Celulares que trazem cada vez mais ferramentas para facilitar a comunicação, e o acesso à internet, computadores portáteis e cada vez menores, internet sem fio ou de fácil transporte, facilitam e muito a integração cada dia maior de inúmeras novas pessoas ao processo de comunicação em período integral.

Mas com essa facilidade de se comunicar com outras pessoas a qualquer hora e em qualquer local, um ponto de extrema importância está ficando em segundo plano, que é o tempo destinado a si mesmo.

O isolamento trás inúmeros benefícios as pessoas, que não estão sendo encarados pela grande maioria das pessoas, o crescimento da capacidade intelectual se deve a uma análise profunda de si, e de suas atitudes, fato este que só pode ser obtido mediante um certo grau de introspecção. Não estou falando que todas as pessoas devem a partir de agora voltar ao tempo das cavernas, abolirem a tecnologia e se dedicar a técnicas milenares de meditação, mas sim, deveriam parar por alguns momentos no dia para analisarem como foi o dia que passou, quais foram os acontecimentos marcantes desse dia, qual foi sua postura na relação com as pessoas ao seu redor, o que deve ser mantido e o que deve ser modificado diante dos fatos cotidianos.

Essas informações são de grande importância para todos nós, não existe maneira simples de crescer e de se tornar uma pessoa melhor, mas um caminho que pode facilitar isso é a auto reavaliação dos erros, pois nada como aprender com nossos erros, para que eles não voltem a acontecer.

Certo?

Abraço a todos!

Nenhum comentário: