sábado, 23 de janeiro de 2010

Orgulho gordo: uma bandeira da ciência
















Todo mundo cresce acreditando que goros não são saudáveis. Mas os cientistas dizem: obesos podem viver até mais do que quem pensa estar em dia com a balança.

O peso extra é sempre o vilão dos nosso problemas de saúde. E emagrecer é o caminho para que as pessoas fiquem saudáveis. Pode ser uma surpresa para você, mas acredite: nenhuma dessas crenças é definida pela ciência.
Basta olhar para os fatos. É verdade, nosso peso médio aumentou nos últimos 50 anos. E muito se fala sobre o risco disso para a saúde. Mas a expectativa de vida também cresceu dramaticamente nesse mesmo período, e as mortes por doenças cardiovasculares despencaram. Ou seja, a relação entre peso e saúde é muito mais confusa do que pensamos.
Exemplo disso: pessoas que se enquandram na categoria "acima do peso" podem viver mais do que as que se enquadram na categoria "normal", aquela em que supostamente deveríamos estar. Considere a maior pesquisa epidemiológica já conduzida na história, que envolveu o estudo de 1,7 milhão de noruegueses. As taxas mais altas de expectativa de vida foram encontradas entre as pessoas que estavam no padrão  considerado "acima do peso". As menores, estre os definidos como "abaixo do peso". Alguns obesos tinham, inclusive, expectativa de vida maior do que os que se enquadravam na faixa ideal.
Já se sabe que o impacto da atividade física na longevidade é muito maior do que o peso. Obesos considerados em bom preparo físico - de acordo com testes ergométricos - apresentaram a mesma taxa de mortalidade que homens magros (também be preparados fisicamente), segundo estudo do Cooper Institute, do Texas. Comparado a magros sedentários, esse mesmo grupo de obesos teve uma taxa de moralidade menor. Conclusão: o preparo do corpo - e não o quanto você pesa - é o fator principal na determinação de quanto alguém vai viver.
Se é assim, por que ainda acreditamos tanto nas teses que culpam o peso? Quando há uma separação tão grande entre o que a ciência sabe e o que a sociedade defende, só a uma explicação: a economia. Uma indústria inteira, que inclui centros de estética, fabricantes de suplementos alimentares, médicos, farmacêuticas e supostos specialistas (inclusive cientistas, que ganham bolsa para estudar o assunto), se beneficia dessa gritaria contra o peso.
Mas é hora de quebrar os mitos. E há um jeito para isso: focar a mudança em nossa atitude, e não em nossos quilos. Devemos apreciar nosso corpo, seja ele como for, e seguir em frente. É a revoluçãoque leva o lema "saudável em qualquer tamanho". A participação é simples: orgulhe-se e cuide de seu corpo, encontre formas de se sentir bem com ele, alimente-se corretamente. O caminho para a saúde é largo o suficiente para incluir você.

Texto: Linda Bacon
Revista SuperInteressante - Ed. 274 de Janeiro de 2010 - SuperNovas - Polêmica - pág. 35


>>>>>> Essa matéria da revista SuperInteressante, escrita pela jornalista Linda Bacon, resume muito bem a situação atual das pessoas consideradas "acima do peso". Como um representante dessa categoria, posso afirmar que esse sentimento de incompreesão, e de estar a contramão da sociedade existe, porém é um sentimento criado, ao qual somos expostos e condicionados a aceitar. Quem disse que é necessário vestir uma manequim 40 ou ter aproximadamente 1,80 mts para ser uma pessoa popular, responsável e com uma grande futuro pela frente? Qual página desse contrato social, diz que todas as pessoas que desejam ser tratadas como igual devem seguir os "supostos" padrões ideais físicos? Que padõres são esses? Para que eles servem.
Todos são iguais, as necessidades, as vontades e desejos, os amores, os valores. Mas, porque a sociedade trama tanto para diferenciar as pessoas? Qual a vantagem nisso? 
A vantagem é simples, quem é diferente precisa se enquadrar nos "padrões" ou será completamente excluido(a). Quem aqui nunca ouviu piadas dos mais variados tipos sobre "gordos"? O homem gordo, encontra uma garota com quem terá relações sexuais, a primeira coisa que dizem: "Coitada da mulher... essa tem que ser forte, olha o tamanho do rapaz... a pobresinha será esmagada" ... e a mulher gorda? "Nossa, será que o cara vai achar o lugar certo com tanta gordura?".
Piadas sempre existiram e sempre irão existir, mas para que esse tipo de situação não venha a causar transtornos maiores para quem está sendo alvo dessas piadas, a técnica é: Viva bem consigo mesmo!
Se sua aparência e visual não lhe agrada, não espere que venha um raio do céu e queime suas calorias, ou então, que por milagre enquanto você dorme, a "fada da lipo" apareça em seu quarto e tire toda sua gordura... Não está satisfeito, corra atrás!

Espero que gostem!

Abraço a todos!




Ps.: Gostaria de aproveitar a oportunidade para uma agradecimento especial, à duas amigas muito especiais. Essas amigas são pessoas que conseguiram me ajudar a mudar a visão que tinha de mim mesmo. Obrigado por todo o apoio e paciência que tiveram e tem comigo, Muito obrigado!
Obrigado Manú! (Valeu pela força, e acredite, você me deu muita força para mudar o que eu não gostava!)
Obrigado Tia! (Obrigado por não desistir de mim!)

6 comentários:

MANU disse...

Que isso meu amigo vc é o gordinho mais bonito que já conheci viu bjs PS:se ame muito

Bruno Silveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Silveira disse...

ó mano... não é por falar não, mas eu continuo querendo perder 25kg até o final deste ano! heheheheh...

Rafael Valsechi disse...

Hauehuahuea mano, até o final desse ano você consegue mesmo, afinal tem um ano inteiro pela frente... hehehehe! Bjunda!

Anônimo disse...

estou aproximadamente 10kg acima do peso, mas sabe, me acho bonita do jeito que sou. e não, isso não quer dizer que não vou emagrecer até o final do ano AHUEUAE.
estou indo na academia todo dia, comendo pouco, isso me ajuda a levantar a auto estima!

Bruno Silveira disse...

Muito bom, moça!
Qualquer coisa que a gente faça pra levantar a auto-estima acaba trazendo consquências boas. Essa é a real...
O lance que eu disse ali de "perder peso até o final do ano" é mais um lance que eu coloquei pra mim mesmo, que acaba me servindo de motivação, sabe?
Enfim... cada um no eu ritmo, todo mundo motivado e de auto-estima melhor, no final das contas. rs.
Abs!