terça-feira, 18 de maio de 2010

Com que roupa eu vou? (versão Copa do Mundo)


A Copa está chegando, e a partir de hoje começam os posts especiais do Vida Ordinária sobre a maior competição do esporte mais popular do mundo.
As principais surpresas estão guardadas para quando a Copa estiver mais próxima, mas para aquecer vamos começar vendo (e comentando) os uniformes de todas as seleções participantes, que a Revista Época organizou:
África do Sul
Alemanha
Eu costumo gostar muito dos uniformes da Adidas, mas esse ano ela me decepcionou. A exceção ficou por conta desse uniforme da Alemanha, especialmente o reserva. Ficou bem legal.
Argélia
Já a Puma sempre costuma acertar, e esse ano não foi diferente. Os uniformes principais das seleções africanas ficaram todos legais. Os reservas variaram, mas ganham pontos em originalidade. Esse da Argélia eu nem curti tanto.
Argentina
Nunca gostei do primeiro uniforme argentino, e esse reforça essa opinião. Mas a Adidas conseguiu estragar o segundo uniforme, que sempre foi foda, de um azul marinho mais escuro. Ficou mais claro e mais feio.
Austrália
O primeiro é feinho. O segundo é horroroso. Mas faz sentido, pra combinar com o futebol dos australianos.
Brasil
Gente, o negócio é torcer pro Brasil não enfrentar nenhuma seleção amarela, pra não precisar usar essa coisa horrorosa que é a camisa azul com bolinhas amarelas. E pensar que o segundo uniforme do Brasil sempre costumou ser mais bonito que o principal…
Camarões
O melhor uniforme principal dos africanos, o pior reserva.
Chile
O uniforme principal é igualzinho, mas trocando o branco pelo vermelho. Blé.
Coréia do Norte
Na terra do ditador maluco, até o uniforme é censurado.
Bem, na verdade o problema é ainda pior: ninguém sabe quem vai ser o fornecedor ainda.
Coréia do Sul
Ser um país entre os chamados Tigres Asiáticos não é desculpa para ficar com um uniforme escroto com essas listras.
Costa do Marfim
No caso do segundo adversário do Brasil, os dois uniformes ficaram bem legais. Além das cores e o design bonitos, achei bem bacana o espírito esportivo dos marfinenses, que homenageiam o Ronaldo Fenômeno e o estampam na manga.
Dinamarca
Dinamarca, o país das faixas de pedestre.
Eslováquia
Básico. Básico até demais. Acho que a Adidas fez às pressas, em cima da hora… mas convenhamos, dá pra entender eles: quem se lembraria da existência da Eslováquia?
Eslovênia
Confirmado: Charlie Brown vai jogar a Copa.
Espanha
Considerando o histórico da Espanha, é irônico que eles não tenham nenhuma camisa amarelona.
Mas piadas à parte, esse segundo uniforme é lindo.
Estados Unidos
Não sou vascaíno, muito menos ponte-pretano, mas curti. Especialmente o segundo.
França
Horrorosos, conseguiram ficar piores que o degradé do uniforme da Copa passada.
Gana
O mais bonito dos segundos uniformes que a Puma fez pras seleções africanas. Se eu fosse dirigente do Lens, clube da França que tem as mesmas cores, copiava na hora.
Grécia
Feios. Mas provavelmente mais bonitos que o futebol dos gregos.
Holanda
A camisa tradicional da Holanda é sempre linda, mas essa está especialmente foda. A mais bonita da Laranja Mecânica que já vi.
Honduras
Parabéns, Joma. Sua camisa para Honduras é tão medonha quanto o futebol hondurenho, e poderia até mesmo entrar pra série de posts que o Vida Ordinária já fez com as camisas mais feias do futebol.
Inglaterra
Clássicaço, mas funciona. A reserva então, que é quase uma releitura da camisa do título de 66 é bem bonita.
Itália
Qual é a do peitoral e do tanquinho robótico em marca d’água, hein, Puma? Ridículo…
Japão
Japoneses são mesmo um povo respeitador. Bastou a gente chamar o uniforme italiano de ridículo que eles fizeram a gentileza de piorar as coisas. Horrível.
México
Pra quem cresceu vendo o México usar isso como uniforme, o desse ano até que está razoável.
Nigéria
O segundo ainda não foi definido, e esse primeiro é tão sem graça que faz a gente lamentar que os nigerianos não sigam o exemplo de Gana, Argélia e Costa do Marfim, que são da Puma.
Nova Zelândia
Depois dos All Blacks do rugby, os All Whites do futebol. Não tem muito o que dizer desse uniforme, e nem teremos muito o que dizer da seleção deles.
Paraguai
Gostei muito do primeiro uniforme. Básico como outros da Adidas, mas no caso do Paraguai funcionou. Já o segundo ficou tosco. Muito medo deles começarem a seguir esse padrão pros uniformes dos clubes. Detestaria ver o segundo uniforme do Flu feio assim.
Portugal
Detestei o primeiro, curti o segundo. Mas ambos estão bem abaixo de uniformes que nossos patrícios usaram em competições recentes.
Sérvia
O primeiro ainda não saiu, mas conhecendo a Nike, é provavelmente a mesma coisa invertendo o vermelho e o branco.
Suíça
Um uniforme tão chato quanto o país que representa. Pertinente.
Uruguai
Meio anos 90 demais o primeiro, não acharam? A Puma podia ter feito para a Celeste um uniforme mais próximo do que fez com os africanos. O segundo até que está legal.
Agora é esperar pelo próximo dia 10, quando essas camisas todas serão preenchidas por alguns craques, vários bons jogadores e uma porção de pernas-de-pau. E aí que vamos ver se aquele papo todo de que em Copa algumas camisa têm mais peso é verdade.

Nenhum comentário: