quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cadê a inspiração?


Você já deve ter feito essa pergunta em algum momento onde sua inspiração resolveu tirar uma folguinha ou até mesmo aquelas férias de fim de ano. É complicado apontar caminhos onde você de fato vai encontrar inspiração, porque cada um tem um estilo diferente, e gostos em particular. Uns gostam de ouvir música e outros de dar uma volta. Então tentarei listar caminhos variados que possam abranger ao máximo o gosto de cada um.

Ouça músicas

Não tenho dados estatísticos, mas acho que não estou errado em dizer que esse é um dos métodos mais usados pelos freelancers, designers, ilustradores e etc. Independente do seu estilo musical, estar em contato com melodias que te agradam fazem com que seu cérebro organize suas idéias, deixando espaço para que novas possam fluir, sem contar que a música faz um bem enorme para a saúde e para a mente.
Então sempre que estiver sem inspiração coloque um fone de ouvido, faça uma playlist das suas músicas preferidas e abra as portas para a criatividade.
Caso seu computador seja como o meu, sem músicas, você pode acessar a Rádio Uol. Lá tem muitas playlists prontas e dos mais variados gêneros musicais.
Não vou indicar músicas aqui porque em breve teremos um post com esse propósito.

Procure e observe trabalhos de outros artistas

É muito mais fácil criar alguma coisa quando você tem uma boa referência. Essa referência pode ser seus artistas favoritos, sites, imagens, vídeos ou algo que se encaixe no trabalho em questão.
Depois de observar diversos trabalhos tente criar algo com seu estilo e sua técnica, ficar copiando os outros não é algo que vai fazer você se destacar. O trabalho pode até ficar bonito, você pode até vendê-lo, mas será apenas mais um trabalho.
Sites que você pode usar para se inspirar:
The Design Inspiration – Ilustrações, manipulações de imagem, efeitos de texto, websites e patterns.
Behance – uma vasta lista de assuntos relacionados a design, fotografia, arte, etc;
DeviantArt – a mesma coisa que o site anterior;
Designflavr – arte e design em geral;
Shelflife – design de embalagens;
Dribbble – web design, ilustração, tipografia, logotipos

Observe as coisas ao seu redor

Cores, formas, texturas e tudo que você tem ao seu redor podem perfeitamente serem combinadas para usá-los como material de trabalho.
A inspiração também está nas coisas simples da vida, às vezes ao observar as estrelas você pode ter uma idéia que era óbvia mas você ainda não a tinha pensado.

Converse com seus amigos

Discuta suas idéias com os seus amigos. Eles podem ter uma visão diferente e sugerir novas soluções para seu trabalho. A troca de conhecimento é essencial para a criação, até porque você não precisa necessariamente saber de tudo.
Além dos seus amigos você pode seguir pessoas interessantes no Twitter que sempre estão tuítando coisas bacanas:
@abcdesign_@design_se@designontherock@designflakes@Designraid@Rico_Acidu@abduzeedo,@ideafixa@typograff@logobr@spacodesign@MockUpDesign@willianmatiola@filipesf@lypy,@manubenvenutti@alinebottcher@mithz e para saber outros olhe nos seguidores do @chocoladesign.

Espaireça

Se depois de tentar todas as dicas acima a sua inspiração não estiver em um nível compreensível, tente espairecer, esquecer um pouco do seu trabalho e de seus problemas. Saia de casa e dê uma volta no seu bairro ou na sua cidade e depois recomece seu trabalho.
Não tente forçar sua criatividade quando você sabe que não vai sair nada de bom dela.

Considerações finais

Existe muitas outras formas, mas cabe a cada um descobrir qual delas funcionará melhor consigo.
Eu queria agradecer a @alinebottcher pelas dicas que ela deu no gtalk e também aos seguidores do@chocoladesign que enviaram muitos replys quando eu perguntei o que os inspirava. Obrigado pessoal!
Powered By ChocoDesign - Willian Matiola

Nenhum comentário: